Consanguinidade LARGA

28-05-2010 23:06


A CONSANGUINIDADE LARGA, é um método de CONSANGUINIDADE que permite a introdução rápida da carasteristica de um exemplar FUNDADOR de valor numa linhagem. Vamos acasalar o macho FUNDADOR F com duas femeas de valor.

MACHO FUNDADOR
f.A F f.C
PROLE: machos AF BF CF- femeas AF BF CF
Todos os novos terão 50% do sangue do macho FUNDADOR F e 50% de sangue das 3 femeas. NOVOS do 1º ANO: 1/2F E 1/2A 1/2F e 1/2B 1/2F e 1/2C.

ANO: AO MACHO FUNDADOR F acasalemos as melhores 3 novas femeas nascidas de cada femea A-B-C.
NOVOS DO 2º ANO serão: 3/4 de F e 1/4 de A, ou de B ou de C.
Estes novos tém 75% do sangue do macho FUNDADOR F.

ANO: ao macho FUNDADOR F serão acasalados as melhores trés femeasnascidas no segundo ano de cada uma fémea. Os NOVOS do 3º ano terão intensificado a influência do macho FUNDADOR e reduzido a influência das 3 femeas A-B-C divididas.

ANO: escolhe-mos as femeas com o mesmo procedimento de acasalar ao FUNDADOR F. Entre os novos nascidos no 3º e no 4º ano ESCOLHER UM NOVO FUNDADOR E REPETIR O CICLO.
Porém, depois do 3º ano, os novos de ambos os sexos terão uma alta percentagem de sangue FUNDADOR F: assim se obtém uma linhagem selecionada em CONSANGUINIDADE larga, porém bastante UNIFORME para utilizar-se nos anos sucessivos para oter 3 LINHAS A-B-C (proveniente das femeas). São linhas de CONSANGUINIDADE larga que, porém tem em comum a caracteristica de valor da fundador F.

Os exemplares das 3 LINHAS podem ser acasalados entre si aumentando o vigor e fertilidade dos descendentes e mantendo uma certa UNIFORMIDADE na linhagem selecionada.
NOTA: EVITAR ao máximo a INTRODUÇÃO de "sangue" de um exemplar "esterno" proveniente de outro criadouro ou de outra linhagem