O Germinado

04-04-2010 21:58

Sementes Germinadas

O que é germinação?


Chamamos de germinação ao processo inicial de crescimento da semente onde, sob condições adequadas, uma nova planta será formada.
Todas as sementes em bom estado podem ser germinadas, desde que submetidas a condições adequadas de temperatura e humidade. As condições para a germinação variam de semente para semente.
A semente germinada concentrará todos os nutrientes, transformando-se numa das melhores fontes de alimento disponíveis na natureza.


Vantagens das sementes germinadas


As sementes germinadas são macias, altamente digestíveis, e muito nutritivas.
São especiais para os filhotes dos nossos pássaros que, assim que separados dos pais têm dificuldades de partir as sementes, com cascas mais duras.
São tenras, fazendo com que os filhotes se alimentem mais e iniciem mais cedo a ingestão de sementes, essenciais ao seu pleno desenvolvimento. Tornam-se independentes mais cedo, reduzindo o índice de mortes após a separação dos pais.
Apresentam alta digestibilidade, sendo muito ricas em vitaminas, hidratos e proteínas. Quando germinadas por período um pouco maior são importante fonte de alimento verde, com suas vitaminas e carotenóides, que podem ajudar na formação de algumas variedades de lipocromo.


Que sementes germinar


As sementes mais utilizadas para germinação são:
- Niger, Nabão, Trigo, Colza e Perilla.
As sementes devem ser germinadas separadamente, não sendo recomendado germinar uma mistura, visto que os tempos de germinação variam de semente a semente.


Como germinar as sementes


Provocar a germinação das sementes é muito fácil. Basta deixá-las de molho pelas primeiras 24 horas e depois mantê-las húmidas até que germinem, o que dependendo do tipo de semente pode variar de 48 a 72 horas.
No primeiro estágio, durante as primeiras 24 horas é importante manter as sementes em imersão em água limpa, acrescida de um anti-fúngico, trocando-se a água algumas vezes ao
longo do dia (pelo menos três vezes), para eliminar os riscos de fungos oufermentação das sementes.
Após esta primeira etapa, devemos lavar rigorosamente as sementes para eliminar os resíduos do produto adicionado a água, e deixá-las em repouso sobre uma peneira coberta por um pano molhado, de modo a manter a humidade ao longo do dia. Estas sementes deverão ser molhadas algumas vezes de modo que fiquem sempre húmidas.
À partir desta etapa, basta manter a humidade e aguardar que a sementes germinem. Quando os brotos atingirem o ponto desejado, novamente após vigorosa lavagem com água limpa,
deverão ser servidas aos pássaros.
Quanto mais tempo de germinação, mais matéria verde se obtém e menor o teor de proteína da semente germinada.


Riscos da germinação


A germinação, se não tratada adequadamente, apresenta riscos de contaminação por fungos e de fermentação das sementes, conforme comentado acima, altamente prejudicial aos pássaros.
A água utilizada na primeira etapa do processo deverá ser trocada pelo menos três vezes durante o dia, e deverá conter um anti-fúngico (Cloro, Água
Sanitária doméstica)etc... Com isso praticamente se eliminará a possibilidade de formação de fungos, mantendo as sementes saudáveis. O rigor na lavagem é MUITO IMPORTANTE
em todas as etapas do processo de modo a reduzir os riscos e garantir a qualidade das sementes germinadas.


Conclusão


A inclusão de sementes germinadas na criação de canários diversifica a alimentação e melhora os resultados quantitativos da criação. Diminui mortes prematuras de filhotes após a separação
dos pais, contribui para a formação de filhotes mais fortes, reduz o custo final de alimentação e proporciona mais saúde ao plantel.