Consanguinidade estreita entre irmãos

28-05-2010 23:14


CONSANGUINIDADE ESTREITA ENTRE IRMÃOS:

Este acasalamento é ao meu ver aquele que mais rapidamente faz emergir a caracteristica de valor e tira velozmente as taras de uma linhagem, com a drástica eliminação dos exemplares tarados.
Porém, por sua vez, na criação com re-cruzamento ou em linhagem com pouca cansanguinidade é facil que nasçam muitas aves fracas ou pouco férteis. De qualquer modo, se os exemplares são BOMS, SAOS, ROUBUSTOS e provenientes de pais e antepassados com as mesmas caracteristicas do acasalamento entre IRMÃOS PLENOS ou meio-irmãos, frequentemente dão vida a exemplares são, fértis e UNIFORMES na linhagem.
Da união de um FUNDADOR F (alto valor) com uma fémea A, terremos:
1º ANO:
NOVOS: machos e femeas 1/2 F e 1/2 A.
2º ANO:
Acasalamos: IRMÃO X IRMÃ
1/2 F E 1/2A 1/2F E 1/2A
NOVOS: da combinação genética devem nascer 1/2f e 1/a que reproduz as caracteristicas de exeléncia do dundador F.
Acasalando-se os dois irmãos PLENOS (1/2F e 1/2F) ou tambem dois MEIOS-IRMÃOS (machos 1/2F e 1/2A e femea 1/2f e 1/2b) pode-se obter a combinação procurada 1/2f 1/2F.
Podemos dizerque, em média entre os novos obtidos 15% têm a combinação genética, os filhotes restantes dão combinação diferente.
Após o 3º ano é conveniente a introdução de um exemplar "esterno", porém com exelentes caracteristicas e proveniente de uma CONSANGUINIDADE diferente desta.
Se chamarmos F a um exemplar da nossa linhagem e de O a um de linhagem esterna, teremos: ACASALANDO macho O x femea F
NOVOS DO 1ºANO: Serão 50% para O e 50% para F, ou seja; 1/2F. Se acasalamos os novos entre si (irmão x irmã) nascerão trés combinações genéticas: 25% 1/2 O. 1/2O--- 50%1/2O. 1/2 F--- 25% 1/2 F. 1/2F
Manter somente 1/2F. 1/2F que terá a cracteristica de valor da linhagem e também alguns fatores "esternos" (de, como por exemplo uma ótima plumagem).
Terémos que aqir com a maior das CAUTELA na introdução do exemplar externo O antes de colocá-lo na lingagem selecionada.

NOTA: Estes diferentes tipos de acasalamentos tem que ser segido a "risca", com muita cautéla e sobretudo com muita vontade de procurar e obter os resultados pretendidos.
Aconcelho a tomar sempre em conta que tudo tem que ser registado para não cometer falhas( não comfie na memeria). UTILISE SEMPRE LIVRO DE REGISTOS PARA PODER TRABALHAR AS AVES consuante o metodo desejado. Nem tudo core bem, e por vezes o trabalho de 4-5 anos pode se prolongar(fator sorte).